sábado, 25 de agosto de 2012

Nova teoria da formação do universo

Físicos não aceitam o Big Bang e dizem que o início de tudo ocorreu por um Big Chill www.jornalciencia.com


edudallarte

A imagem tradicional do nascimento do Universo sugere que toda matéria passou a existir após uma explosão cataclísmica há 13 bilhões de anos.
Mas este modelo teórico está sendo confrontado por uma nova teoria que sugere que o Universo congelou, passando a existir após um Big Chill.
Físicos teóricos da Universidade de Melbourne disseram que a melhor metáfora para o início do Universo pode ser considerado como a água que congela, transformando-se em gelo.
Nesta nova teoria, as três dimensões espaciais e uma dimensão de tempo congelaram-se em seus lugares  e os físicos sugerem que poderíamos aprender sobre as rachaduras no tempo e espaço através de observações nas fendas naturais ocorridas em partículas de gelo.
Os pesquisadores afirmam que a nossa compreensão da natureza do Universo poderia sofrer uma revolução através das investigações com cristais de gelo. O projeto é do físico James Quach. O novo modelo teórico faz parte da longa busca da humanidade para compreender a origem de tudo o que existe.
Antigos filósofos gregos se perguntavam do que as coisas eram feitas: de uma substância contínua ou átomos individuais? Com microscópios muito poderosos, agora sabemos que a matéria é compota de átomos, comentou Quach ao DailyMail.
Ele prossegue: Milhares de anos depois, Albert Einstein assumiu que o espaço e o tempo eram contínuos e fluíam sem problemas, mas agora acreditamos que esta hipótese não pode ser válida em escalas muito pequenas.Uma nova teoria, conhecida como Graphity Quantum, sugere que o espaço pode ser feito de blocos invisíveis, assim com ocorre com os átomos minúsculos. Esses blocos indivisíveis podem ser pensados como semelhantes aos pixels que formam uma imagem na tela.
O desafio se dá no fato de que esses blocos de construção são muito pequenos e impossíveis de serem visualizados diretamente.

Apesar das dificuldades e mpossibilidades, Quach e seus colegas acreditam terem descoberto uma maneira de observar esses blocos: Pense o início do Universo como sendo um líquido. Então, quando o Universo esfriar, irá cristalizar.
Pensando assim, quando tudo esfriasse formando cristais, espera-se que rachaduras se formem, exatamente como ocorre quando a água congela.
Uma equipe da RMIT University chefiada por Andrew Greentree disse que alguns desses defeitos (rachaduras) são visíveis: Partículas de luz e outras podem, em teoria, detectar esses defeitos, declarou Greentree.
A equipe calculou alguns destes efeitos e suas previsões são verificadas experimentalmente. A questão agora é saber se o espaço é liso ou constituído a partir de pequenas partes indivisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário