segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DOCUMENTO SECRETO SOBRE A ESTRATÉGIA DA RÚSSIA NA SÍRIA

Presidente russo Vladimir Putin na cúpula G20 na Turquia

Revista alemã publica documento secreto sobre estratégia da Rússia na Síria

© REUTERS/ Kayhan Ozer/Pool
MUNDO
URL curta
205140451

A revista alemã Der Spiegel afirma ter obtido o que ela descreve como "documento secreto do Kremlin "sobre a estratégia do presidente Putin na Síria, a principal ideia da qual é que o país deve ser "soberano, manter a sua integridade territorial" e deve continuar a ser um "Estado secular e democrático".

A revista afirma que existem "dois documentos internos de estratégia classificados, um dos quais foi obtido pela Spiegel".
O documento de uma página não inclui qualquer data ou assinatura, mas a revista ainda assim atribui o documento ao presidente.
"O próprio presidente redigiu o documento juntamente com seus assessores pouco antes da visita surpresa a Moscou do presidente sírio Bashar Assad, em 21 de outubro", escreve a revista. "O documento descreve a estratégia do presidente sobre a Síria em cinco posições principais."
Nele, Putin define que é necessário "impedir os terroristas de tomarem o poder na Síria" como a meta central. O país deve "permanecer soberano, manter a sua integridade territorial" e continuar sendo um "Estado secular e democrático".
No documento também está escrito "chegar a um entendimento com o Ocidente".
"O documento indica que o presidente russo espera iniciar um processo de negociações com o objetivo de realizar "eleições e uma reforma da Constituição que crie um justo equilíbrio em termos de direito de todos os grupos étnicos e religiosos da Síria".
O Kremlin também deixa claro, escreve a revista, que Moscou não vai insistir na candidatura de Assad como líder da Síria, mostrando aparentemente abertura em relação a uma das maiores demandas do Ocidente. 
No segundo documento, que surgiu na semana passada, na terça-feira (10), a agência Reuters divulgou informações sobre um alegado projeto russo da regularização na Síria com propostas que devem ser realizadas durante o período de transição política, bem como os prazos de eleições parlamentares e presidenciais no país. Um pouco mais tarde, as citações deste documento apareceram em várias matérias da mídia internacional.
A Der Spiegel também afirma que o "documento do Kremlin" também se refere ao comércio ilegal de petróleo do Estado Islâmico, afirmando que "devem ser tomadas medidas em conformidade com a Resolução 2199 do Conselho de Segurança da ONU para impedir o comércio ilegal de petróleo do Estado Islâmico e libertar os campos petrolíferos que foram ocupados pelos terroristas".
"Claro que isso também significa que os EUA terão que pressionar o seu parceiro da OTAN, a Turquia, para impedir o Estado Islâmico de ser capaz de continuar a vender o petróleo, que é contrabandeado através da Turquia", cita a revista um especialista em Oriente Médio Vladimir Isayev que comentou o "documento secreto".
O documento, aparentemente, também fala da formação de um "Grupo de Apoio à Síria", que, além da Rússia, incluiria os outros membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e os países centrais do Oriente Médio, bem como a União Europeia e a Alemanha. 


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151116/2772417/r


evista-alemanha-russia-putin-siria.html#ixzz3rhcB99lV

Nenhum comentário:

Postar um comentário