segunda-feira, 8 de março de 2010

TERREMOTO ATINGE TURQUIA

O irmão Edu nos mandou esta


Terremoto atinge Turquia e mata dezenas de pessoas

Tremor de 5,9 graus seguido por várias réplicas derrubou casas em vilarejos no leste do país

Do R7, com agências internacionais

fonte

portal r 7, rede record

8.mar.2010/Reuters

Foto por 8.mar.2010/Reuters

Veja imagens da destruiçãoMorador passa por casa destruída por terremoto na cidade de Karakocan, na Turquia; tremor derrubou residências em pelo menos dez vilarejos

Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter, seguido de diversas réplicas, duas delas de 4,8 e 5,5 graus, causou ao menos 57 mortes no leste da Turquia nesta segunda-feira (8). O número de feridos já passa de cem.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo principal ocorreu às 4h32 no horário local (23h32 de domingo em Brasília), próximo à cidade de Karakocan, na Província de Elazig. Anteriormente, o tremor havia sido classificado pelo observatório sismológico Kandilli de Istambul com magnitude 6.

Oito das vítimas morreram na cidade de Okcular e outras três em uma aldeia próxima, segundo o governador local. De acordo com a agência Associated Press, casas de oito vilarejos foram totalmente destruídas.

Fontes oficiais acrescentaram que o número de mortos pode aumentar porque ainda não houve contato com algumas aldeias das montanhas da região.

Muitos edifícios dessa empobrecida área da Turquia foram derrubados. Ambulâncias de outras províncias foram enviadas para transportar os feridos.



Segundo o USGS, o terremoto ocorreu a 10 km profundidade e foi sentido nas províncias vizinhas de Tunceli, Diyarbakir e Malatya, causando pânico na população.

Muammer Erol, governador de Elazig, disse que pelo menos dez cidades foram gravemente afetadas. Construções de toda a região ficaram bastante danificadas.

Embora tenha magnitude menor do que os recetentes terremotos registrados no Chile e no Haiti, o tremor na Turquia tem potencial para causar muitos danos e vítimas em razão da precária condição das construções na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário