domingo, 2 de maio de 2010

DESCOBERTA DO DECIMO SEGUNDO PLANETA

Enviada por EDU

grifo meu : Seria Nibiru?

www.twitter.com/edallarte

Investigadores apontam para existência de planeta gigante
nos limites do sistema solar

Estudo sugere que este planeta, apelidado de «Tique» (deusa grega da fortuna), terá quatro vezes a massa de Júpiter

30 de Abril de 2010

Daniel P. Whitmire e John J. Matese, da Universidade de Louisinana
Daniel P. Whitmire e John J. Matese, da Universidade de Louisinana














Um estudo agora publicado no «Icarus – International Journal of Solar System Studies»sugere a possibilidade da existência de um planeta gigante nas fronteiras do nosso sistema solar. A equipa de cientistas, liderada por John J. Matese, da Universidade da Louisiana, indica que esse planeta deverá ter uma massa entre uma a quatro vezes a de Júpiter.

Este corpo, ainda não observado, poderá encontrar-se nas zonas exteriores da Nuvem de Oort, aproximadamente a um ano-luz do planeta Terra, a extensa região esférica de escombros que rodeia o sistema solar e de onde procede a maior parte dos cometas nossos conhecidos.


Foi através de uma análise dinâmica e estatística dessa remota região que os investigadores encontraram uma série de anomalias que poderiam ser explicadas com a presença de um grande corpo planetário.

Já em 1999 a existência de um corpo deste género tinha sido apontada pelo mesmo cientista. Desde então a base de dados de cometas conhecidos duplicou, o que permite realizar análises mais precisas.

Segundo os cálculos de Matese, as anomalias detectadas na distribuição da população de cometas na zona externa da Nuvem de Oort sugerem que pelo menos 20 por cento deles estão a sofrer de efeitos do campo gravitacional deste corpo.

Planeta deverá encontrar-se nas zonas exteriores da Nuvem de Oort
Planeta deverá encontrar-se nas zonas exteriores da Nuvem de Oort
















Para evitar confusões, o cientista explica que este estudo não se refere, de todo, à hipótese de proposta em 1984, segundo a qual existiria uma pequena estrela – Nemésis – que acompanharia o sol e que teria influências catastróficas sobre a Terra.

O investigador sugere, então, que para se designar este planeta se utilize o nome de Tique (proposto recentemente por Kirkpatrick y Wright), que, na mitologia grega, é sinónimo de fortuna e prosperidade.

É possível que com o satélite WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), lançado o ano passado, seja relativamente fácil detectar este planeta dissipar de vez as dúvidas ainda existentes.

siga-me no twitter -www.twitter.com/edallarte

Artigo: Persistent Evidence of a Jovian Mass Solar Companion in the Oort Cloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário