quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

explosão solar e interferencia

edu dallarte

Explosão solar causa interferências nas comunicações: Será que acabou?!

Na madrugada de terça-feira, o sol teve a mais violenta explosão dos últimos quatro anos. Ocorreu à 1h56 e atingiu o grau X2, um dos mais elevados. Até ao final da semana serão sentidos os efeitos destas erupções. Os cientistas afirmam que a explosão foi tão violenta que afetou o campo electromagnético da terra e chegou mesmo a interferir nas comunicações.

A violência da atividade solar deixou mesmo parte da China sem transmissões via rádio. O país foi esta quinta-feira atingido pelos efeitos da explosão, interrompendo as comunicações em onda curta.

O fenômeno está de acordo com as previsões dos astrônomos. O sol vai continuar num ciclo de grande atividade até 2013, altura em que os cientistas calculam um impacto global no campo electromagnético da Terra, que pode afetar todas as comunicações.

O professor Rui Agostinho, do Observatório Astronômico de Lisboa, afirmou ao i que este "é um fenômeno normal de acontecer, não é a primeira vez" e que dependendo da velocidade do vento solar e da sua direcção é "possível que as comunicações sejam afetadas."
A última vez que o sol tinha tido uma explosão a atingir a escala X, a mais elevada, foi a 5 de Dezembro de 2006, quando uma explosão de grau X9 – oito vezes mais forte que a de terça-feira - aumentou a radiação da órbita terrestre numa proporção sem precedentes.

Comentário:

Eu tenho a LEVE impressão de que isso é só o começo.
Preparem-se pois a coisa vai esquentar.



Fonte:http://www.ionline.pt/conteudo/105411-explosao-solar-causa-interferencias-nas-comunicacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário