domingo, 13 de março de 2011

ciclone no Brasil

EDU DALLARTE

SOMAR Meteorologia alerta para formação de ciclone na costa brasileira

Publicado em: 11/03/2011

[ATUALIZAÇÕES: VEJA NO FIM DA MATÉRIA]


A SOMAR Meteorologia alerta para a formação de uma área de baixa pressão cujo centro se forma nas proximidades da costa do Espírito Santo a partir do domingo (13). Essa área de baixa pressão dará origem a um ciclone, ou seja, uma grande área da atmosfera cujos ventos se movem em sentido horário. Como a área de formação está posicionada no mar entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, a divisão de tempestade severa da Agência Espacial Americana (NASA), classificou o ciclone como tropical em seus últimos boletins de alerta.

Segundo as últimas simulações, esta área de baixa pressão deve ganhar força entre segunda e terça-feira e gera forte agitação marítima entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, além de muita chuva nestes Estados. Mesmo lugares mais afastados da costa podem receber grandes volumes de chuva, como é o caso do interior do Sudeste, sul da Bahia e também para a zona da Mata de Minas Gerais.

Alerta-se então para o alto risco para a navegação e também para as atividades petrolíferas nestas áreas nos próximos dias.

Mesmo que o sistema se forme sobre o continente no domingo, a tendência segundo os modelos de previsão é que o ciclone se desloque para leste em alto-mar, se afastando da costa. Assim, mesmo que ganhe bastante força, tudo indica que o sistema já estará muito longe em mar aberto. A SOMAR Meteorologia, no entanto, ficará atenta a qualquer mudança neste padrão e emitirá boletins de alerta em seus canais de comunicação caso haja alguma mudança.

Furacão?

Ainda é cedo para afirmar categoricamente que este ciclone se torne um furacão, um fenômeno raro mas que já registrou duas ocorrências no Brasil: a primeira foi de 24 a 28 de março de 2004, quando ocorreu o Furacão Catarina na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que provocou a morte de três pessoas, com ventos máximos de até 176 km/h; a segunda foi em 9 e 10 de março de 2010 com a tempestade tropical Anita, também sobre a costa do Rio Grande do Sul mas que não causou vítimas, com ventos máximos de 85 km/h.

Caso este sistema de 2011 ganhe realmente força e se caracterize como furacão, órgãos de meteorologia nacionais já nomearam a possível tormenta: Arani, que na língua tupi-guarani significa "tempo furioso".

ATUALIZAÇÃO EM 11/03/11 ÀS 16h:

Últimas simulações atmosféricas da tarde desta sexta-feira insistem na formação do ciclone a partir da noite do domingo, cujo centro estará localizado no norte do Espírito Santo.



O sistema gera uma pista de ventos fortes contra a costa e fica mantido o alerta para agitação marítima entre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. O alerta para chuvas fortes fica mantido nestes três Estados e também sobre o Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Zona da Mata de Minas Gerais.

Esta simulação indica que o deslocamento do ciclone será inicialmente para sul. No final da segunda-feira, o centro do sistema deve estar posicionado em alto-mar 365 a quilômetros a leste da costa do Espírito Santo com 1002 hPa de pressão (posicionamento: latitude -21.53, longitude -37.00), com possível formação de olho na terça-feira. As rajadas de vento ficam na ordem dos 80 km/h.

Se esta simulação estiver correta, podemos estar diante da tempestade tropical Arani. Vale lembrar que, pela escala Saffir-Simpson de classificação de furacões, uma tormenta só é considerada como furacão no Atlântico quando os ventos superam os 117 km/h.

Próximas atualizações confirmarão a rota e intensidade do sistema.

Equipe SOMAR Meteorologia

[ATUALIZADO EM 12/03 ÀS 8H20]

Não há muitas mudanças em relação ao boletim anterior. Os modelos atmosféricos estão divergindo quanto à velocidade, posicionamento e direção do ciclone, mas parecem indicar que o sistema vai ficar um pouco mais distante da costa do Espírito Santo na segunda-feira (14), com tendência de deslocamento para mar aberto. Ainda não há certeza da formação propriamente dita de furacão, nem de seu comportamento. Vale lembrar que o fenômeno é tão raro no Atlântico sul que ainda é de difícil prognóstico.

INDEPENDENTEMENTE DA FORMAÇÃO OU NÃO DESTE FURACÃO, ESTAMOS ATENTOS AOS TEMPORAIS DO BRASIL E CHAMAMOS A ATENÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DE ELEVADO ACUMULADO DE CHUVA E VENTOS FORTES NOS ESTADOS DA BAHIA, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO NO DECORRER DO FIM DE SEMANA.

Fique atento para as próximas atualizações do boletim.

Equipe Somar Meteorologia

Extraído de: http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/52229/somar_meteorologia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário