terça-feira, 24 de abril de 2012

mar Morto


edu dallarte

20/04/2012 
 A expansão das grandes plantas de extração maciça de sal pela evaporação das águas do Mar Morto são claramente visíveis nesta imagem tirada pelo satélite Landsat, operado pela NASA e pelo Serviço Geológico dos EUA.
Credito: NASA/Landsat/K. Lewis
 O Mar Morto é assim chamado porque sua salinidade natural desestimula o crescimento dos peixes, plantas e outros animais selvagens. O mar existe porque a terra foi afundando durante milênios devido ao movimento dos continentes da África e da Ásia (placas tectônicas), que foram se afastando um do outro. Esta depressão faz com que o lago tivesse como característica a superfície mai baixa da Terra, cerca de 1.300 pés (cerca de 400 metros) abaixo do nível do mar. Num dia de verão quente e seco, a superfície do Mar Morto pode descer uma polegada (dois a três centímetros) por causa da evaporação.
 O mar tem atraído visitantes há milhares de anos. Entre 1947 e 1956, uma série de 972 textos antigos foram descobertos em cavernas perto da costa nordeste do mar. Estes Manuscritos do Mar Morto foram escritos em papiro e papel e continha detalhes da Bíblia hebraica e outros documentos bíblicos.
 Os antigos egípcios também utilizaram sais do Mar Morto para mumificação e obtenção de fertilizantes (um sal à base de potássio).Na idade moderna, o cloreto de sódio e sais de potássio obatidos a partir do mar Morto também são utilizados em parte para o condicionamento de água,  degelo de estradas e pela indústria química para a fabricação de cloreto de polivinila (PVC).
Credito: NASA/Landsat/K. Lewis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário