segunda-feira, 13 de abril de 2015

Putin pode entregar misseis mortais ao IRÃ.

Putin suspende proibição de entrega de sistemas de mísseis S-300 ao Irã

13 de abril de 2015 12:27: tempo Publicado
tempo Editado: 13 de abril de 2015 20:48
O presidente russo, revogou a proibição que proíbe o fornecimento de sistemas de defesa aérea de mísseis S-300 ao Irã, de acordo com o serviço de imprensa do Kremlin. A proibição foi introduzida pelo ex-presidente Dmitry Medvedev, em 2010.
"[O presidente] decreto levanta a proibição de trânsito através do território russo, incluindo transporte aéreo, e as exportações da Federação Russa para a República Islâmica do Irã, e também a transferência para a República Islâmica do Irã fora do território da Federação da Rússia, tanto por mar e por ar, de sistemas de mísseis de defesa aérea S-300 ", diz a nota informativa que acompanha o documento, RIA Novosti.
O decreto entra em vigor na data da assinatura do presidente.
O chanceler russo, Sergey Lavrov comentou sobre a decisão, dizendo que embargo voluntário de Moscou em S-300 entregas já não era necessária, devido ao progresso nas negociações nucleares do Irã feitos em Lausanne em 2 de abril.

Durante as conversações, na Suíça, o P5 + 1 grupo fez "progressos substanciais na resolução do programa nuclear iraniano",disse Lavrov. "O quadro político do acordo final acordado foi muito elogiado pela comunidade internacional."
Ele acrescentou: "Nós acreditamos que, nesta fase, não há mais necessidade desse tipo de embargo - do lado russo foi unilateral e voluntária."
O ministro das Relações Exteriores também disse: "Enquanto isso, um sistema de defesa aérea moderna é agora muito relevante para o Irã, especialmente tendo em conta a escalada de tensões graves em áreas e especialmente o rápido desenvolvimento da atividade militar no Iêmen nas últimas semanas vizinho."
Lavrov acrescentou que o S-300 é um sistema de mísseis de defesa aérea, que é de natureza puramente defensiva. Ele não foi projetado para ataques e "não vai colocar em risco a segurança de todo o estado na região, incluindo Israel", disse ele.

O ministro da Defesa do Irã disse na segunda-feira que a decisão da Rússia irá aumentar a cooperação com Moscou e poderia ajudar a estabilidade regional.
Secretário de Estado dos EUA John Kerry levantou preocupações com Lavrov sobre a decisão da Rússia, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse nesta segunda-feira. Ele acrescentou que a decisão da Rússia de iniciar um swap de petróleo-por-produtos também poderia levantar sanções preocupações.
Comentando sobre a mudança da Rússia, porta-voz do Departamento de Estado americano Marie Harf disse na segunda-feira que as autoridades americanas não acho que isso afetaria a unidade das principais potências em negociações nucleares em curso. Ela acrescentou que as entregas russas do S-300 não violaria sanções iranianas impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Israel tem denunciado decisão da Rússia de suspender a proibição de fornecimento de mísseis S-300 ao Irã.
"Este é um resultado direto da legitimidade que o Irã está recebendo do acordo nuclear que está sendo preparado, e prova de que o crescimento econômico do Irã que segue o levantamento das sanções será explorado para se armar e não para o bem-estar do povo iraniano , "disse o ministro da Inteligência Yuval Steinitz em comunicado nesta segunda-feira.

O contrato para o fornecimento de S-300 sistemas de mísseis ao Irã foi assinado em 2007 e implicou a entrega de cinco S-300 esquadrões valor de US $ 800 milhões. Mas em 2010, o contrato foi suspenso devido às sanções imponentes da ONU sobre o Irã.
Teerã respondeu com uma ação judicial quase US $ 4 bilhões, ante Rosoboronexport empresa traficante de armas da Rússia a um tribunal de arbitragem de Genebra.
A questão dos S-300 de abastecimento para Teerã ficou pendente durante anos.
Depois de anos de negociação, em fevereiro de 2015, Moscou ofereceu Teerã a oportunidade de comprar o seu mais recente sistema anti-aeronaves e mísseis balísticos Antey-2500, em vez dos S-300 mais antigos do sistema. Irã respondeu que iria considerar a oferta.
A última vez que a Rússia forneceu S-300 sistemas no exterior foi em 2010, quando 15 esquadrões foram entregues para a China.
Desde então, a produção de S-300 sistemas foi suspensa como o principal produtor das defesas aéreas russas, a preocupação Almaz-Antey, lançou a produção dos sistemas de próxima geração, S-400. China tornou-se o primeiro país autorizado a comprar S-400, chefe Rosoboronexport Anatoly Isaykin disse aos meios de comunicação russos.




A partir de hoje, S-300 sistemas de ter sido operado em uma série de países, incluindo Argélia, Azerbaijão, Bielorrússia, Chipre, Cazaquistão e Vietnã. Há um contrato válido para entregar S-300 sistemas para a Síria, mas foi colocado em espera após o início da guerra civil no país.


http://rt.com/news/249229-russia-s300-delivery-iran/

Nenhum comentário:

Postar um comentário