sábado, 3 de abril de 2010

30 GOVERNADORES AMERICANOS AMEAÇADOS

Enviada pelo mestre EDU

Trinta governadores americanos ameaçados

http://jn.sapo. pt/PaginaInicial /Mundo/Interior. aspx?content_ id=1535276

Trinta governadores dos Estados Unidos receberam cartas com ameaças de um grupo extremista local exigindo-lhes que se demitam, caso contrário poderão ser "arrancados" dos respectivos cargos.

A polícia federal norte-americana (FBI) e o Departamento de Segurança Nacional informaram sobre tais ameaças os diferentes organismos de segurança numa nota interna enviada quarta-feira, que chegou ao conhecimento dos média norte-americanos.

Na nota, que foi recebida por 18.000 agentes, segundo a estação televisiva ABC, sublinhava-se que, apesar de não existirem nas cartas ameaças específicas, elas "poderão ser interpretadas como uma justificação para a violência ou para outros actos criminosos".

As cartas são atribuídas a um grupo chamado Guardians of the Free Republics (Guardiães das Repúblicas Livres), que na sua página da Internet tem um plano para, segundo a organização, redesenhar o sistema político do país.

No seu programa, baseado em quatro pilares, o grupo assegura que consultou militares de alta patente para levar a cabo uma mudança nas instituições do Governo do país "sem controvérsia, violência ou guerra civil".

Até agora, foram 30 os governadores que receberam a mesma carta, mas o FBI alertou que os titulares do cargo dos restantes 20 Estados norte-americanos poderão também receber a missiva.

O governador do Utah, Gary R. Herbert, um dos visados, afirmou, em declarações ao canal de notícias CNN, que as autoridades reforçaram as medidas de segurança, mas disse não temer pela vida.

"Nós levamo-los a sério, mas são grupos marginais", observou.

Herbert defendeu ainda que toda a gente tem direito a expressar as suas ideias, mas que "há mecanismos na Constituição, como a liberdade de expressão, para dialogar pacificamente" .

Apesar das medidas de segurança, indicou que esta semana foi trabalhar normalmente e que espera que "os restantes governadores façam o mesmo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário