quarta-feira, 28 de abril de 2010

NEBULOSA KARINA

Enviada por EDU

Esse monstro interestelar está sendo destruído de dentro para fora. Uma estrela que fica ali dentro está lentamente acabando com esses pilares de poeira. Eles são feitos de gás e poeira interestelar e medem cerca de um ano luz de comprimento.

A estrela não é visível, pois está coberta pela poeira opaca, mas está conseguindo dispersar a nuvem ejetando raios energizados de partículas. “Batalhas” parecidas estão sendo travadas através de toda a nebulosa, que é uma área de formação de estrelas.

No fim, as estrelas irão destruir essas nuvens de poeira e formar um aglomerado de estrelas na área da nebulosa que, hoje, é um berçário de novos astros. Esses pontos cor-de-rosa são novas estrelas que já se libertaram da nebulosa.

A imagem foi feita pelo telescópio Hubble, que está completando 20 anos “de serviço”.

O nome técnico dos jatos emitidos pela estrela é Herbig-Haro. Como uma estrela cria um Herbig-Haro ainda está em discussão mas suspeita-se que envolva um disco de acreção girando em volta de uma estrela central. Um Herbig-Haro pode ser observado diagonalmente na foto. [Nasa]


Um comentário:

  1. MAIS UMA PROFECIA APOC. 16.21'' TÁMBÉM DESABOU DO CÉU SOBRE OS HOMENS GRANDE SARAIVADA COM PEDRAS QUE PESAVAM CERCA DE UM TALENTO E POR CAUSA DO FLAGELO DA CHUVA DE PEDRAS OS HOMENS BLASFEMARAM DE DEUS , PORQUANTO O SEU FLAGELO ERA SOBREMODO GRANDE. POSTADO P/ mrmensageiro@hotmail.com

    ResponderExcluir