domingo, 23 de maio de 2010

MISTERIOS DO COSMOS, planeta engolido

Enviado por Mestre Edu

Planeta mais quente já descoberto está sendo engolido por estrela

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2010

Planeta mais quente já descoberto está sendo engolido por estrela
O planeta, chamado WASP-12b, é o mais planeta quente já descoberto, com uma atmosfera fervendo a cerca de 1.500 graus Celsius.[Imagem: NASA, ESA, and G. Bacon]
Estrela engolindo planeta
"A estrela que comeu meu planeta" pode soar como título de um filme de ficção científica classe B, mas é exatamente isto o que está acontecendo a 600 anos-luz de distância da Terra.
Como uma mariposa ao redor de uma chama, um planeta gigantesco, pouco maior do que Júpiter, chegou tão perto de sua estrela que ela começou a sugar sua atmosfera.
Isso acontece porque o planeta fica tão quente que a sua atmosfera se expande além do ponto onde a gravidade da estrela supera a gravidade do planeta, passando a atrair e consumir sua massa aos poucos. Os astrônomos calculam que o planeta será completamente devorado em 10 milhões de anos.
Planeta mais quente da galáxia
O planeta, chamado WASP-12b, é o mais planeta quente já descoberto, com uma atmosfera fervendo a cerca de 1.500 graus Celsius.
Ele tem cerca de 40 por cento mais massa do que Júpiter, e sua atmosfera expandiu-se tanto que já atinge cerca de três vezes o raio do nosso vizinho gigante, que há poucos dias perdeu uma de suas faixas.
Este efeito de "troca" de matéria entre dois objetos estelares é comumente visto em sistemas binários nos quais as duas estrelas estão muito próximas. Mas esta é a primeira vez que o fenômeno foi visto de forma tão clara envolvendo um planeta.
Metais cósmicos
Apesar da curiosidade do fenômeno, talvez o dado científico mais importante seja que os astrônomos conseguiram identificar elementos químicos - metais - nunca antes detectados fora do Sistema Solar.
Foram detectados sinais de sódio neutro, estanho, manganês, itérbio ionizado, escândio, manganês, alumínio, vanádio, e magnésio.
"Encontramos também o número estatisticamente esperado de trânsitos anômalos em comprimentos de onda que não estão associados a nenhuma linha de ressonância conhecida," afirmam os pesquisadores.
Bibliografia:

Metals in the Exosphere of the Highly Irradiated Planet WASP-12b
L. Fossati, C. A. Haswell, C. S. Froning, L. Hebb, S. Holmes, U. Kolb, Ch. Helling, A. Carter, P. Wheatley, A. C. Cameron, B. Loeillet, D. Pollacco, R. Street, H. C. Stempels, E. Simpson, S. Udry, Y. C. Joshi, R. G. West, I. Skillen, D. Wilson
Astrophysical Journal Letters
May 2010
Vol.: 714, Number 2
DOI: 10.1088/2041- 8205/714/ 2/L222
Fonte: http://www.inovacao tecnologica. com.br/noticias/ noticia.php? artigo=planeta- mais-quente- engolido- estrela&id=020130100520&ebol=sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário