segunda-feira, 17 de maio de 2010

O ACORDO COM A TURQUIA, IRÃ E BRASIL

Enviada por Mestre EDU

Lula diz que acordo com Irã é vitória da diplomacia

Presidente do Brasil mediou proposta de troca de combustível nuclear com a Turquia

Da Agência Brasil
Efe/17.05.2010Foto por Efe/17.05.2010
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, faz o sinal da vitória ao lado do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, após assinatura de acordo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (17) que o acordo fechado entre Brasil, Irã e Turquia para troca de combustível nuclear foi uma “vitória da diplomacia”. Lula participou da negociação com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.

Você acha que o Irã vai cumprir o acordo nuclear?

O acordo prevê que o Irã envie à Turquia 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para receber em troca combustível enriquecido a 20%, que seria usado em um reator de pesquisas médicas em Teerã. Pelo acordo, o urânio enriquecido será remetido no prazo de um ano. Nesse período, haverá supervisão de inspetores turcos e iranianos.

No programa de rádio Café com o Presidente, gravado de Teerã, Lula afirmou que o acordo mostra que é possível “construir a paz”.

- Foi uma resposta de que é possível, com diálogo, a gente construir a paz, construir o desenvolvimento.

O governo brasileiro acredita que o acordo criará confiança na comunidade internacional e pode evitar que o Irã seja submetido a sanções da ONU por causa de seu programa nuclear, que as potências ocidentais lideradas pelos EUA dizem ser uma fachada para a tentativa de produção de armas atômicas, acusação que Teerã nega.

Lula disse que o Brasil sempre acreditou na possibilidade de acordo e que a negociação prova que é possível fazer política internacional baseada da confiança.

- Há um milhão de razões para a gente ter argumento para construir a paz e não há nenhuma razão para a gente construir a guerra. O Brasil acreditou que era possível fazer o acordo. Mas o que é importante é que nós estabelecemos uma relação de confiança. E não é possível fazer política sem ter uma relação de confiança.

Lula deixou o Irã nesta segunda-feira (17) e seguiu para a Espanha, onde participará da Cúpula União Europeia-América Latina. Em seguida, o presidente vai para Portugal, onde faz visita oficial.

Conheça os principais pontos do acordo nuclear entre Irã, Brasil e Turquia
Iranianos aceitam entregar urânio levemente enriquecido e receber em troca combustível nuclear

O Irã se compromete a ceder 1.200 kg de urânio levemente enriquecido (a 3%) à Turquia. E recebe, em troca, 120 kg de urânio enriquecido a 20% (suficiente para alimentar um reator para fins medicinais, mas não para uma bomba atômica)
Enquanto estiver na Turquia, o urânio levemente enriquecido continua sendo propriedade do Irã
O Irã se compromete a entregar o material no prazo de um mês, após a aceitação do acordo por Estados Unidos, Rússia, França e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
Estados Unidos, Rússia, França e AIEA se comprometem a entregar os 120 kg de combustível nuclear aos iranianos em território turco
A Turquia se compromete a devolver o material ao Irã caso os termos do acordo não sejam respeitados
Os países reafirmam seu compromisso com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP). E reiteram o direito de todos os signatários do tratado, inclusive o Irã, de produzir energia nuclear para fins pacíficos
A troca de combustível atômico é ferramenta para a cooperação em outras áreas, especialmente relacionadas à cooperação nuclear pacífica, como a pesquisa, a construção de usinas e de reatores

Nenhum comentário:

Postar um comentário