sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Big Brother Americano

Enviada por MESTRE EDU

Ditadura Orwelliana: O Big Brother americano agora se chama "Perfect Citizen"


2010-07-09 00:10

Lembre-se que mesmo sendo nos Estados Unidos, estes mecanismos ditatoriais estão sendo adotados em todo mundo. Eles fazem de tudo pelo bem da Nova Ordem Mundial!

Veja a notícia:

RIO - O Big Brother nos EUA agora tem um novo nome: "Perfect Citizen" (Cidadão Perfeito). Assim se chamará um programa da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) para proteger os sistemas que controlam áreas críticas de infraestrutura do país, revelou nesta sexta-feira o Wall Street Journal .

O programa tem o objetivo de evitar ciberataques a empresas e agências do governo americano. A NSA pretende começar a trabalhar com os sistemas que causariam maior impacto na população em caso de um ataque: elétrico, nuclear e controle de tráfego aéreo.

Sensores instalados na redes computacionais dessas empresas seriam disparados diante de alguma atividade anormal. A Raytheon Corp. venceu uma licitação secreta para cuidar da fase inicial do projeto, avaliado em até US$ 100 milhões, disse um fonte do Wall Street Journal.

Os sistemas que controlam essas áreas de infraestrutura são antigos, criados antes da internet e das preocupações de segurança surgidas com ela. Com a chegada da grande rede, no entanto, eles foram sendo conectados para aumentar sua eficiência, criando esse novo risco.

Para muitos analistas, a iniciativa levanta preocupações quanto a intromissão da NSA em assuntos internos dos EUA. Quem defende o programa, afirma que ele é importante para combater as ameaças de segurança vindas especialmente da China e da Rússia. Além de evitar ataques aos setores de infraestrutura, as informações também irão para um banco de dados para ajudar em investigações de ataques a empresas web, como os que atingiram o Google no final do ano passado.

"O propósito geral (do programa) é o sentimento do governo (...) de garantir que o setor público está fazendo o que é preciso para manter segura a infraestrutura crítica para nossa segurança nacional", diz um email interno da Raytheon obtido pelo The Wall Street Journal, "O Perfect Citizen é o Big Brother", completa. A Raytheon não comentou o assunto.

O programa ainda está no início, por isso não se sabe quais sistemas serão monitorados e como as informações serão coletadas. As empresas controladoras poderão optar por ter os sensores da NSA instalados em seus sistemas ou comprar aparelhos próprios e repassar os dados que considerarem relevantes. O governo não pode forçar as empresas a cooperar, mas pode criar incentivos, especialmente para aquelas com as quais têm contratos assinados, afirma o WSJ.


Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/07/08/jornal-revela-perfect-citizen-programa-de-seguranca-do-governo-americano-917096353.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário