sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GRANDE TEMPESTADE SOLAR EM 2012

EDU DALARTE
Cientistas britânicos estão se preparando para prever com seis horas de antecedencia que uma grande catástrofe solar chegue do espaço.

j. de j. / Madrid



Um conjunto de luzes iluminam o céu inesperadamente. Os bulbos começam a piscar e após alguns segundos, desliga indefinidamente. O país inteiro fica escuro. Você não está sozinho. A situação se repete em todo o mundo. Um ano depois, nada mudou. Milhões de pessoas estão registadas e nossa civilização parece fadada ao fim. O motivo? Uma tempestade poderosa solar.

NASA


Uma forte tempestade solar pode acabar com os nossos sistemas elétrico e de comunicações
Essa descrição parece tirado de um daqueles filmes de desastre com que de vez em quando agitar a bilheteria do cinema de Hollywood, mas, infelizmente, pode muito da ficção. É parte de um relatório publicado há dois anos pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS) e financiado pela NASA. O estudo adverte que os jatos enormes de plasma a partir do Sol pode atingir nosso planeta em 2012 ou 2013, quando a atividade o sol atinge o seu pico máximo rei como parte do ciclo solar de onze anos. Não é fácil de acontecer, mas é uma possibilidade real.
dependência atual em eletrônica e comunicação via satélite é que uma forte tempestade poderia causar danos espacial vinte vezes mais econômico do que o furacão Katrina. Se algo parecido com isto surge, não temos outra escolha? Existe a chance de economizar? Pesquisadores da Universidade de Bardford (Reino Unido) acreditam que sim, se a ameaça não é pego de surpresa e nós teremos um sistema de alerta precoce, que nos permite agir. Para este efeito, os trabalhos de desenvolvimento de um novo método para prever grandes movimentos do Sol
As tempestades solares envolve a libertação de quantidades enormes de gases quentes e as forças magnéticas para o espaço cerca de 1,6 milhão quilômetros por hora. Enquanto grandes erupções solares geralmente leva vários dias para chegar à Terra, a catástrofe pode ser precipitada como o maior conhecido, registada em 1859, chegamos em apenas dezoito horas (Conhecido como o "Evento Carrington" pelo astrônomo British medida ele, causado o desmoronamento das maiores redes mundiais de telégrafo). erupções solares, que também podem causar danos, leva apenas alguns minutos.
Até agora, a previsão do tempo solar foi feito manualmente. Os peritos estão olhando para as imagens de satélite do sol em duas dimensões e avaliou o risco da atividade futura. Mas a equipe do Centro de Computação Visual da Universidade de Bradford criou o sistema de previsão de primeiro acesso automatizado utilizando imagens 3D geradas pelo satélite da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) Observatório Solar e Heliosférico (SOHO).
Com seis horas antes
Bradford Sistema de Previsão de atividade solar automatizado, chamado pela sigla ASAP Inglês para "tão cedo quanto possível" (Tão logo quanto possível) e já utilizado pela NASA e ESA, identifica e classifica as manchas solares. O sistema é capaz de prever com precisão um flare solar, com seis horas de antecedência ea equipe está trabalhando para conseguir a exatidão similar na previsão de grandes explosões solares em futuro próximo.
"A previsão do tempo solar está ainda na sua infância, provavelmente em torno do ponto onde a previsão do tempo era de 50 anos atrás. No entanto, nosso sistema é um importante passo em frente ", diz professor adjunto no Centro de Computação Visual, Dr. Rami Qahwaji, chefe da pesquisa." Ao criar um sistema automatizado que pode funcionar em tempo real, abrir a possibilidade de uma previsão muito mais rápido. "Além disso, os cientistas acreditam que o novo satélite da NASA, o Solar Dynamics Observatory (SDO), que se tornou operacional em maio, a oportunidade de ver muito mais atividade solar detalhe, que irá melhorar a sua capacidade preditiva.


www.nasa.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário