terça-feira, 21 de setembro de 2010

O CAOS SOLAR

EDU DALLARTE
Imagem da Nasa mostra o grande flare solar de 01 de agosto
Com estas erupções é mostrado que o sol começa a acordar


Europa Press / madrid

www.europress.com


Uma das mais rápidas ejeções de massa coronal solar nos últimos anos, foi capturado por dois telescópios no último 01 de agosto. O vídeo, imagens combinando com o COR1 STEREO UVI localizado no Helios II, mostra uma súbita explosão de material para o exterior seguido por uma erupção lenta de uma proeminência em outras partes da coroa polar do Sol. Esta ejeção Partio em direção à Terra a uma velocidade de 1.000 km por segundo.




EFE

Uma imagem de raios X tomadas pelo laboratório dinâmico
NASA Solar e mostra uma erupção na superfície do Sol.
The Sun publicou um flare solar da classe C, que resultou no que os cientistas chamam de uma ejeção de massa coronal, ou CME, que é dirigido em direção à Terra. O CME bateu o campo magnético da Terra em 3 de agosto. Ocasionalmente, estas ejeções chegar ao nosso planeta. No caso em apreço, o impacto causado uma classe G2 tempestade geomagnética, que durou quase 12 horas, tempo suficiente para que as luzes do norte estavam visíveis da Europa para América do Norte.
CMEs são grandes nuvens de partículas carregadas que são ejetadas do sol por várias horas e pode transportar até dez milhões de toneladas de plasma. Expanda longe do Sol a uma velocidade de até um milhão de milhas por hora. A CME pode fazer a viagem à Terra em apenas 2-4 dias. Fortes tempestades solares podem causar impactos negativos para os dispositivos espaciais e infraestrutura de tecnologia da Terra. O sol passa por um ciclo regular de atividades a cada 11 anos. O último máximo solar ocorreu em 2001, eo mínimo solar recente foi particularmente fraca e extremamente duradoura.
Essas erupções são um dos primeiros sinais que o sol está acordando. Em direção a uma outra máxima solar é esperado em 2013, a NASA informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário