sábado, 2 de julho de 2011

maior campo magnético na Alemanha

Asteróide passou em alta velocidade pela Terra
Corpo celeste não causou transtornos
2011-06-28 ciencia hoje


Trajectória do 2011 MD. (Imagem: Nasa)
Um asteróide do tamanho de um autocarro passou, ontem, em alta velocidade perto da Terra, sem causar transtornos, segundo informaram cientistas da Nasa. Com o nome 2011 MD, devido ao seu pequeno tamanho, só foi descoberto dia 22 de Junho, por astrónomos do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), nos Estados Unidos e nessa data já se sabia que iria passar muito perto do nosso planeta, na região do Oceano Antárctico.

No momento em que mais se aproximou da superfície terrestre, a rocha espacial passou exactamente a 12.230,5 quilómetros, sobre o Atlântico Sul, segundo cálculos apresentados pela agência espacial norte-americana.
edu dallarte
O asteróide teria 18 metros de extensão e 4,5 metros de largura. Foi descoberto somente na semana passada, em observações feitas a partir de um telescópio instalado no Estado norte-americano do Novo México.

De acordo com astrónomos, outros corpos celestes de tamanho parecido se aproximam da Terra a cada seis anos em média. No início de 2011, um bastante semelhante a este último passou a 5.471,5 quilómetros da superfície terrestre, também sem causar problemas. O asteróide que mais perto passou pela Terra foi o 2011 CQ1 com uma distância de 3.405 milhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário