Foto revolucionária foi possível graças a microscópio atômico e deve facilitar estudos na área
Foto: TecMundo/Reprodução
A movimentação dos elétrons sempre foi um assunto complicado de ser debatido e, principalmente, registrado em imagem. Dessa vez, entretanto, cientistas da IBM Research Zurich e da University of Liverpool finalmente conseguiram: eles foram os primeiros a capturar a trajetória que um elétron realiza em torno de um núcleo.
A substância que você vê nas fotos a, b e c é o pentaceno, um hidrocarboneto composto por cinco átomos de carbono e rodeado por vários átomos de hidrogênio. As partes escurecidas da imagem, que parecem dividir a molécula em várias partes, consistem no caminho percorrido pelo elétron, no que é chamado de órbita.
A imagem nomeada como HOMO simboliza o caminho mais provável feito pelo elétron, enquanto LUMO mostra a trajetória que ele deve percorrer com menor frequência. Já d, e e f mostram como os cientistas acreditavam que as imagens seriam. Pela semelhança entre as duas, é possível constatar que a descoberta é verdadeira.
Segundo a Science Mag, o registro só foi possível graças a um microscópio de força atômica (AFM, na sigla original), que é capaz de retratar imagens muito menores do que os aparelhos tradicionais - a própria agulha do instrumento necessita de outro microscópio para ser visualizada.
A tarefa é ainda mais difícil quando lembramos que o comportamento de um elétron é diferente de uma partícula comum: determinar sua posição em um orbital exige cálculos baseados apenas em probabilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário