terça-feira, 21 de agosto de 2012

Obama busca um pretexto para atacar a Siria


Armas químicas West falar apenas um pretexto para a intervenção" - Síria Vice-PM Jamil

Publicado: 22 de agosto de 2012, 01:26
Editado: 22 de agosto de 2012, 04:53
Qadri Jamil, vice-ministro da Síria privilegiada para os assuntos económicos, escuta durante uma conferência de imprensa em Moscou, 21 de agosto de 2012. (Reuters / Maxim Shemetov)
(29.9Mb)Incorporar vídeo

Declaração recente do presidente Obama sobre uma "linha vermelha" de armas químicas é apenas o pretexto para a intervenção ocidental, PM Síria deputado disse, também afirmando que a renúncia de Bashar Assad é discutível, mas não pode ser uma condição prévia para as conversações.
O Ocidente está à procura de uma desculpa para a intervenção direta. Se essa desculpa não funcionar, ele vai procurar outra desculpa ", disse o vice-primeiro-ministro sírio Qadri Jamil falava aos jornalistas após uma reunião com o ministro do Exterior da Rússia, Sergey Lavrov, em Moscou.
Ao comentar a afirmação de segunda-feira pelo presidente Barack Obama de que os EUA vão intervir quando a Síria implanta armas químicas ou biológicas, Jamil disse que estas são declarações e ameaças " relacionadas com as eleições nos Estados Unidos . "
Jamil alertou contra a ação militar na Síria diz que é "impossível", porque seria transformar o conflito em um regional, afirmando que " aqueles que estão contemplando esta evidentemente quer ver a crise se expandir para além das fronteiras da Síria. "
Jamil também traçou paralelos entre o foco atual do Ocidente em armas químicas da Síria ea situação no Iraque, onde a existência de armas químicas suspeitas nunca foi confirmado.
A PM deputado disse que Damasco está pronto para conversas com a oposição, afirmando que " Estamos prontos para discutir a renúncia de Assad - mas não como pré-condição . "Indo mais além, ele salientou que a discussão sobre a renúncia do presidente Assad - desejada por ambos os rebeldes e do Ocidente - só pode ter lugar depois de conversas começar.
Exigir uma resignação diante dos mecanismos será encontrada para o povo sírio [para expressar sua opinião] - isso é uma abordagem democrática? Não, isso é uma tentativa de impor uma determinada decisão sobre nós ", disse Jamil.
Ambos os políticos russos e sírios manifestaram a esperança de que o recém-nomeado representante da paz da ONU, Lakhdar Brahimi, vai ficar com o plano de Kofi Annan de seis pontos e as decisões tomadas durante as negociações de Genebra.
Jamil reiterou que Damasco está pronto para encontrar uma solução para a crise de longa duração.
No entanto, ele ressaltou que ele vê um paradoxo na postura Wests: por um lado eles estão " derramar lágrimas"sobre a situação na Síria, mas por outro lado eles estão" colocando uma roda na engrenagem ".
Ele acrescentou que a ingerência externa em assuntos interior da Síria é o principal problema que se coloca no caminho de saída da crise blody.
Jamil disse que o governo sírio está trabalhando em conciliação nacional e que todos os lados devem ceder.
Como um passo nessa direção, disse ele, a Síria está pronta para conceder garantias de segurança para os ativistas de oposição que fugiram do país, mas gostaria de voltar para casa para " resolver os problemas nacionais ".
Eu gostaria de dizer a todos os sírios dentro e fora do país ... Estamos prontos para ouvir a todos. Nossas portas estão abertas para os líderes políticos e não políticos, que agora estão no exterior ", disse Jamil.
Ministro do Exterior russo Sergei Lavrov também disse que acredita que ainda há uma chance de conciliação na Síria, apesar de "há muitos antagonistas a tal solução".
Ele disse que "conciliação" é a única maneira de parar o derramamento de sangue e fornecer as condições para sírios para iniciar conversações sobre o futuro de seu país.
Lawrence Freeman de Executive Intelligence Review Revista concorda que os EUA estão à procura de um pretexto para intervir na Síria.
O que está sendo dito agora é exatamente o que vimos com o cenário que antecedeu a guerra do Iraque. Nós vimos a mesma coisa na Líbia ", disse RT . A idéia de que devemos avançar 50-60,000 tropas para a Síria para proteger armas químicas é um pretexto para derrubar o governo. "
Postura agressiva do governo Obama contra a Síria está sendo empurrado pela política eleitoral em os EUA, colunista e correspondente de guerra Eric Margolis, disse RT, acrescentando que se envolver na Síria não vai ajudar os interesses americanos na região.
Os Estados Unidos não têm interesse estratégico na Síria. O que é tudo sobre o Irã e é o fato de que os EUA estão em um ano eleitoral muito sensível. Não há pressão sobre a administração de Obama - "Faça alguma coisa!" - Os republicanos estão gritando ".

www.rt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário