sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

IN CRIVEL DESCOBERTA POR MENINA

EDU DALLARTE


A jovem garota americana de apenas 10 anos descobriu uma nova molécula.

Clara Lazen descobriu o Tetranitratoxicarbono, uma molécula composta por oxigênio, nitrogênio e carbono com propriedades incríveis. Segundos estudos, a molécula pode ser usada tanto em explosivos por sua excepcional capacidade de provocar explosões e como uma alternativa para armazenar energia.

A jovem está registrada oficialmente como co-autora de um artigo que foi publicado recentemente apresentando a nova molécula. A aluna da quinta série de uma escola no Kansas, EUA, produziu a nova substância através de misturas “inocentes” no laboratório da escola. Após produzir o composto, Clara pediu que seu professor de ciências desse uma olhada.

Professor de Clara fazendo a estrutura da nova molécula. Foto: Reprodução/ Humboldt State University

Kenneth Boehr tentou catalogar a molécula, fazendo um modelo estrutural com bolas e varetas, presumindo ser esta a forma da nova substância, mas ele não tinha certeza sobre o que estava fazendo. Após misturar oxigênio, carbono e nitrogênio de uma forma especial, porém acidental, Clara pediu que seu professor analisasse a substância, mas o laboratório não oferecia estrutura para isso. Boehr então enviou uma amostra para seu amigo químico, acadêmico da Universidade do Estado de Humboldt.

Após análises, o amigo identificou como sendo uma molécula inédita e o melhor de tudo é que a molécula pode ser produzida de modo estável e é extremamente viável para ser usada na indústria. Um estudo foi realizado e foi publicado na revista Química Teórica e Computacional, contando com a assinatura de Clara como co-autora.

O professor comenta que após a publicação do artigo, os alunos estão alvoroçados pelo estudo da química e biologia. Clara declarou que está muito feliz e satisfeita com o resultado e está interessada em estudar biologia ou medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário