sexta-feira, 4 de maio de 2012

caracois em marte?


Fotos da NASA captaram figuras de “caracóis gigantes” na superfície de Marte 

  • Imprimir
  Cientistas espaciais franceses podem mesmo estar de olho no planeta vermelho com âolhos famintos após a fotografia tirada pelo Mars Reconnaissance Orbiter onde apareceram caracóis gigantes.
  Os caracóis são susceptíveis ao paladar em diversas culturas ao redor do mundo, no entanto – eles são os fluxos de lava nem regiões do planeta vermelho, em padrões em espiral que se assemelham as cascas dos caracóis ou nautilus. Esses padrões foram encontrados em alguns locais na Terra, mas nunca antes em Marte.
O novo resultado veio de investigação em curso sobre se já houve água na província vulcânica de Elysium em Marte. As imagens foram capturadas pelo High Science Experiment Resolution Imaging  HiRISE  câmara a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter.
Eu estava interessado em canais de escoamento em Marte, e estava particularmente intrigado pelas áreas de Athebasca Valles e Palus Cerberus, ambos parte de Elysium”, diz Andrew Ryan estudante de pós-graduação da Arizona State University ao britânico DailyMail.
Athabasca Valles tem uma história muito interessante, diz Ryan.Há uma extensa literatura sobre a área, bem como uma intrigante combinação de características aparentemente fluviais e vulcânicas
  Entre as características temos grandes lajes ou placas que se assemelham a blocos quebrados de gelo no Oceano Ártico na Terra. Alguns cientistas têm argumentado que no passado as placas em Elysium eram, na verdade, sustentadas por gelo.
Uma noite, diz Ryan, Eu estava fazendo uma segunda passagem sobre as imagens da HiRISE, quando notei espirais padrões intrigantes em uma imagem junto à margem sul do Cerberus Palus. Na verdade, eu havia quase esquecido este quadro em particular, pensando que não poderia ser muito útil, por ser tão longe da área de estudo principal que fica mais ao norte.

www.jornalciencia.com
Ele observa: As bobinas se tornam perceptíveis na imagem de alta resolução HiRISE somente quando você realmente aplica um zoom maior. Elas também tendem a se misturar com o resto do terreno cinza claro – isto é, até você esticar o contraste um pouco."
“Eu não acho surpreendente que estas tenham sido negligenciadas no passado. Eu quase as perdi também, salientou.
Na Terra, as bobinas de lava podem ser encontradas na Ilha Grande do Havaí, principalmente sobre a superfície de fluxos de lava viscosa pahoehoe. Eles também foram vistos em fluxos de lava submarinas perto do Rift Galápagos no chão do Oceano Pacífico.
Ryan explica: As bobinas se formam sobre os fluxos, onde há uma tensão de cisalhamento “ onde flui movendo-se entre si em velocidades diferentes ou em diferentes direções. Pedaços de crosta de lava como se fossem borracha e plástico podem ser desfeitos, e fisicamente enrolados -. Ou rugas na crosta fina podem fazer com que a lava torça em torno de si mesma..

Da mesma forma, ele observa que os cientistas documentaram a formação de rotação em pedaços da crosta oceânica em centros da dorsal meso-oceânica se espalhando.
O tamanho das bobinas de lava marcianas veio como uma surpresa. Em Marte a bobina de lava maior é de 100 metros e diâmetro. Isto é maior que as bobinas de lava conhecidas na Terra, diz ele. Os pesquisadores encontraram, até o momento, cerca de 200 formações parecidas com caracóis até o momento.
Olhando para o futuro, Ryan diz: Lava de bobinas podem estar presentes em outras províncias vulcânicas de Marte ou em canais de escoamento vulcânicos. Espero que nós encontremos muito mais em Elysium, como a cobertura da imagem da HiRISE que cresce ao longo do tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário