sexta-feira, 4 de maio de 2012

tempestades de areia, beleza

www.geoeco.com.br


Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador, como pode afirmar o cinegrafista na National Geographic Bob Poole. Durante as filmagens de um documentário sobre a migração de elefantes no Mali, na África, Poole viu uma imensa parede de vento e poeira vindo em sua direção. Por quatro horas a areia bloqueou o sol e fez a paisagem africana se parecer com a superfície de Marte.

Uma tempestades de areia ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80%, permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. São mais freqüentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos. Nas fotos a seguir, divulgadas pelo 
Observatório da Terra da NASA, podemos apreciar em segurança esses incríveis fenômenos em diversas partes do planeta.


Uma forte tempestade de areia se forma sobre o deserto do Taklamakan, na China. O Taklamakan é o maior, mais seco e mais quente deserto da China, e é um dos maiores deserto de areia do mundo, com algumas dunas alcançando 200 metros de altura. Partículas provenientes de tempestades nesta região são capazes de dar a volta ao mundo.


A bacia dos rios Tigre e Eufrates, no Iraque, é repleta de sedimentos que se somam à areia vinda da península árabe para alimentar fortes tempestades de areia.


Uma tempestade de areia na Líbia sopra sobre o Golfo de Sirte, poupando a cidade costeira de Bengasi por apenas alguns quilômetros. Tempestades de areia são comuns na Líbia, onde apenas 1% da superfície é arável.


Uma tempestade de areia se forma no México e cobre a cidade de El Passo no aniversário de 77 anos da grande tempestade que varreu o meio-oeste norte-americano durante a grande recessão, ficando conhecida como o


Uma tempestade de areia formada no interior da Mongólia forma uma núvem de poeira que se extende por centenas de quilômetros sobre o Mar do Japão.


Desertos de areia cobrem a maior parte do interior da Mongólia, fornecendo material em abundância para a formação de tempestades de poeira.


Esta tempestade de areira encobriu completamente a superfície, não sendo possível enxergar o vale do rio Nilo.


O deserto de Gobi, na fronteira entre a China e a Mongólia, é uma das maiores fontes de poeira do mundo.


Ventos vindos do oeste do deserto do Saara jogam areia e terra sobre as Ilhas Canárias.


Esta imensa tempestade de areia varreu o Irã, o Afeganistão e o Paquistão após a convergência de dois sistemas frontais vindos do Iraque e do sudeste do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário