domingo, 17 de maio de 2015

AÇÕES DOS EUA PODE LEVAR RUSSIA A FORTALECER ARSENAL NUCLEAR


Ministério das Relações Exteriores da Rússia

Ações dos EUA podem levar Rússia a reforçar potencial nuclear

© AFP 2015/ ALEXANDER NEMENOV
MUNDO
URL curta
1981294
Os participantes da conferência sobre o Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares, que decorre em Nova York, falham em chegar a um acordo final, declarou aos jornalistas Mikhail Ulyanov, chefe do departamento para questões de não proliferação e controle de armamentos do Ministério das Relações Exteriores russo.
Mikhail Ulyanov declarou que as tendências negativas que minam a estabilidade estratégica estão ganhando popularidade no mundo:
“No mundo estão ganhando força tendências negativas que minam a estabilidade estratégica e, portanto, as perspetivas para o desarmamento nuclear. E todos os fatores negativos não vêm de nós. Eles vêm dos Estados Unidos.”
Como exemplo dos fatores negativos ele referiu as ações dos EUA na área da defesa antimíssil Prompt Global Strike, o recuso de negociar a proibição da instalação de armas no espaço bem como ratificação do Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares. Ele também recordou "o sério desequilíbrio de armas convencionais existente na Europa."
O diplomata russo comentou a possibilidade de reforçar o potencial nuclear russo:
“Para nós as ações dos EUA criam fatores contraditórios que, dadas certas circunstâncias, poderão levar ao reforço (do potencial nuclear – Ed.). Pelo menos, não podemos excluir essa possibilidade. Mas nós ainda não planejamos fazer isso."
Ele notou que desde a última conferência em 2010 o número de ogivas nucleares na Rússia diminuiu mais de metade, de quase 4 mil até um pouco mais de 1,5 mil:
“Cinco anos depois, temos 1.582 unidades. O corte é duas vezes e meia.”
Em 2010, a Rússia e os Estados Unidos assinaram o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START-III), que determinou a redução do número de armas nucleares estratégicas para níveis só vistos na primeira década da era nuclear.
Segundo Ulyanov, o processo de redução das armas estratégicas existentes deve terminar em 5 de fevereiro de 2018.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150517/1037783.html#ixzz3aQ4DnhyU

Nenhum comentário:

Postar um comentário