sábado, 26 de dezembro de 2009

A ORIGEM DO PAPAI NOEL PAGÃO

FONTE
www.port.pravda.ru

O Pai Natal é russo?

24.12.2009Fonte:
Aumentar tamanho
Diminuir tamanho Versão impressa
Páginas: 12

O Pai Natal ocidental não começou sua vida como uma figura de Inverno trazendo presentes para as crianças, mas como um espírito de fertilidade bêbado que veio para dar boa sorte à colheita do próximo ano. A pessoa que é hoje universalmente aclamada como o benevolente e barbudo Papai Noel é na verdade uma encarnação do Avô Geada Russo ... para quem davam brindes como resgate para que ele não transformasse os filhos em gelo. Pravda também teve um papel a desempenhar nessa história ...





Há tantos mitos sobre o Natal e tantas referências multi-culturais que a figura foi encoberta numa névoa multinacional. Tanto tem contribuído a tradição popular, como manifestações culturais e muito mais, o poder da máquina de marketing anglo-saxónico centrada em primeiro lugar no Reino Unido e em seguida, no E.U.A., que a figura Pai Natal, ou Santa Claus, tornou-se associada com as campanhas da Coca-Cola…ou terá saido das novelas de Charles Dickens? A verdade, porém, é que este "Pai Natal" é na verdade um espírito de fertilidade, que pertence mais à Páscoa, enquanto o verdadeiro "Papai Noel" vem do Oriente. Na verdade, da Rússia. Ele não é outro senão Ded Moroz, ou Vovô Geada.


Voltemos no tempo..para quando o acesso universal à escrita começou… foi aí que as primeiras imagens desta figura começaram a se espalhar. Dezembro, nos tempos dos romanos, quando o festival da Europa do Norte do equinócio de Inverno foi comemorado junto com a Saturnália romana (a semana antes do dia 21 ), um festival debochado, hedonista, forjado com embriaguez e brigas e a Juvenalia (25 de Dezembro), uma festa que honrava a juventude de Roma. Os cristãos tentaram encontrar uma maneira de "cristianizar" o festival juntando as três tradições pagãs e em 221 DC, o historiador Sexto Africanus expôs a teoria de que nove meses após o equinócio da Primavera de 25 de março, Cristo nasceu.


Quem, então, é o benevolente gordinho Pai Natal com barbinha branca? Na época romana, a estação do inverno foi muito mais quente do que hoje e teria correspondido à época de plantio. É por isso que os primeiros Pais Natal eram verdes e cobertos de azevinho e visco (símbolos de fertilidade) ... por isso ele não era uma figura de Inverno, mas sim um espírito de fertilidade mais virado para a Páscoa.


O Pai Natal que todos nós conhecemos e amamos começou sua vida como um feroz espírito de Inverno na tradição antiga eslava, como Pozvizd (Deus do vento), Zimnik (Deus do inverno) e Korochun (Deus de geadas), sancionada, eventualmente, na encarnação do Ded Moroz (Vovô Geada). Longe de carregar seu saco carregado com prendas, ele usou-o para transportar as crianças que raptou antes de as transformar em gelo ... e as famílias das crianças deram-lhe presentes para resgatá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário