sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Haiti a perseguição e a crise...

fONTE

Pravda em Portugues

Haiti nunca teve hipótese

19.01.2010Fonte: Pravda.ru
Aumentar tamanho
Diminuir tamanho Versão impressa
Páginas: 123

Pobre Haiti. E por que é tão pobre, o Haiti? Porque desde o início, desde a sua concepção como nação livre e independente, as potências estrangeiras fizeram todo o possível para colocar uma pedra em volta do pescoço do estado incipiente. Seus habitantes, nascidos no escravidão, nunca tiveram hipótese, apesar do fato de que o Haiti é a verdadeira América.

.


"Pessoas" como Pat Robertson, ex-candidato presidencial pelo Partido Republicano nos EUA, fundador e presidente da Christian Broadcasting Network, o terremoto foi visitado sobre Haiti, porque, em suas palavras, "eles se reuniram e fizeram um pacto com o diabo. Eles disseram nós vamos segui-lo se você nos livre dos franceses. É verdade ".

Não há palavras para responder a tal grau de ignorância porque não há vocabulário para descrever as idéias de um simplista, simplório e reaccionário imbecil, superficial e, na verdade, uma reacção de pura maldade perante a situação em que três milhões de pessoas se encontram, seres humanos que, enquanto Pat Robertson vomitava seu veneno demoníaco, tinham mãos e pernas amputadas sem anestesia.


O Haiti está no deplorável estado em que está, não porque ele fez um pacto com o diabo, mas porque as forças do mal aqui na terra, na Europa e na América do Norte, decidiram que o país não teria o direito de arrancar desde o início. Com efeito, antes do início. Haiti e a República Dominicana constituem a Ilha de Hispaniola, a ilha a que Cristóvão Colombo chegou. Esta é a verdadeira América.


O povo Taino que ali vivia foi sistematicamente massacrado pelos espanhóis, que encheram rapidamente as plantações de açúcar e café com os escravos da África durante os séculos XV e XVI. O destino do Haiti como território foi assinado nas Províncias Unidas (Países Baixos), na Europa, no Tratado de Rijswijk (20 de Setembro de 1697), que terminou Guerra dos Nove Anos, entre a França de um lado e Grã-Bretanha, Espanha, Províncias Unidas e o Sacro Império Romano no outro: Hispaniola foi dividida entre a Espanha, que tomou os dois terços na parte oriental (hoje República Dominicana) e à França foi atribuído o terço ocidental, o Haiti.


Haiti logo se tornou a mais rica colônia da França. É difícil afirmar se os franceses eram mais demoníacos do que os espanhóis. O Código Negro de Louis XIV estabeleceu as condições para escravos no território francês; tinha sido aprovado em um decreto em 1685 e imediatamente após a passagem de Haiti para a França, os haitianos foram sujeitos a estes termos, entre os quais a autorização de um mestre para executar um escravo (art. 33), para cortar as orelhas e marca-lo com um ferro quente, ou cortar o tendão e ser marcado de novo (art. 38), a ser acorrentado e espancado (art. 42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário