segunda-feira, 17 de maio de 2010

NASA, MAIOR PROJETO DA HISTÓRIA

Enviada pelo Mestre Edu

Nasa planeja maior experimento científico da história

Projeto que deverá superar o LHC enviará três satélites, a 4,8 milhões de km de distância um do outro, que soltarão laser para tentar provar teoria de Einstein

por Redação Galileu
 Divulgação

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, pode deixar de ser o maior experimento do mundo. A Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA, em inglês) enviarão três satélites para orbitarem ao redor do Sol, que, separados a 4,8 milhões de quilômetros de distância cada um, darão tiros laser uns nos outros. A ideia é averiguar uma parte da Teoria da Relatividade de Einstein que ainda não foi provada.

A Relatividade Geral de Einstein prevê várias coisas, entre elas a habilidade da gravidade para distorcer o espaço-tempo, o que faria que o tempo pudesse se passar de forma distinta em dois locais diferentes do universo. Mas a comunidade científica nunca conseguiu testar as ondas gravitacionais, fenômeno que seria responsável por isso. Elas seriam supostas ondulações no espaço-tempo produzidas pelo movimento da matéria.

O experimento será feito por um sistema da Nasa e ESA, chamado Antena Espacial de Interferômetro a Laser (LISA, em inglês). Ele mandará para a órbita solar três satélites, que ficarão separados a 4,8 milhões de quilômetros de distância cada e carregarão cubos flutuantes de ouro platinado. Depois, vão se ligar disparando lasers uns nos outros, para medir as posições destes cubos entre 40 milionésimos de um milionésimo de metro.

Se, de fato, existirem, as ondas gravitacionais deverão alterar ligeiramente a distância entre os cubos, e serão detectadas pela primeira vez – uma façanha nunca atingida anteriormente. Caso sejam reais, elas poderão oferecer aos cientistas várias informações sobre o universo e sua composição.

A companhia britânica Astrium EADS começou a preparar uma missão precursora chamada LISA Pathfinder, com previsão de lançamento para o ano que vem. Quanto ao experimento de verdade, ele não será enviado antes de 2020.


Fonte: http://revistagalil eu.globo. com/Revista/ Common/0, ,EMI139761- 17770,00- NASA+PLANEJA+ MAIOR+EXPERIMENT O+CIENTIFICO+ DA+HISTORIA. html

Nenhum comentário:

Postar um comentário