segunda-feira, 10 de outubro de 2011

nebulosa do casulo

Foto: ampla visão da Nebulosa do Casulo
edu dallarte



Quando olhamos para esse campo celeste repleto de estrelas, que se espalha por três graus dentro da constelação do Cisne, nossos olhos são automaticamente atraídos para a Nebulosa do Casulo – a área vermelha que se diferencia na imagem.


A Nebulosa do Casulo é uma região compacta de formação de estrelas e possui uma longa cauda formada de nuvens de poeira interestelar obscurecidas. Catalogada como IC 5146, a nebulosa tem quase 15 anos-luz de largura e está localizada a aproximadamente 4 mil anos-luz de distância.


Como outras regiões de formação de estrelas, a nebulosa possui um brilho vermelho que surge a partir do hidrogênio que é excitado pelas jovens estrelas quentes e azuis. A estrela brilhante que está perto do centro da nebulosa tem, provavelmente, apenas algumas centenas de milhares de anos de idade, alimentando o brilho nebuloso.


Os longos e empoeirados filamentos de poeira que aparecem escuros nessa imagem feita em luz visível escondem outras estrelas em processo de formação, vistas apenas em comprimentos de onda infravermelha.


Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário