terça-feira, 25 de março de 2014

crimes de honra contra mulheres chega no mundo Palestino

Surgimento de palestinos 'crimes de honra'

Grupos de direitos humanos exigem novas leis para proteger as mulheres da violência familiar após uma série de mortes.

 Última atualização: 25 de março de 2014 12:43
Ouça a esta página usando ReadSpeaker
Email artigo
 
Imprimir artigo
 
Artigo Compartilhar
 
Enviar comentários
O número dos chamados 'crimes de honra' na Palestina dobrou em 2013 em relação ao ano anterior [Reuters]
Cidade de Gaza, Palestina  - T wo adolescentes meninas palestinos foram mortos em incidentes separados no mês passado nos chamados "crimes de honra", ataques de vingança realizada na maioria das vezes por membros da família contra as mulheres suspeitos de "conduta sexual imoral". 
As mortes provocaram protestos com mais de 100 pessoas a montagem fora do escritório do procurador-geral em Gaza em 3 de março, exigindo a violência contra as mulheres palestinas chegado a um impasse. Cinco mulheres morreram em crimes de honra nos territórios palestinos em 2011. Esse número subiu para 13 em 2012 e dobrou para 26 no ano passado.
"Nos últimos três anos, o número de mulheres mortas têm aumentado a cada ano", disse Mariam Abu al-Atta, coordenador da Coalizão Amal de Combate à Violência contra a Mulher, na recente manifestação."Hoje estamos aqui para acabar com estes crimes. Criminosos devem ser punidos por lei."
Mas um dia depois do protesto, outra mulher, Samah Bader, foi esfaqueado até a morte por seu marido em seu apartamento, em Ramallah, na Cisjordânia ocupada. Ela se tornou a oitava mulher  mortos nos territórios palestinos  desde o início do ano - levantando preocupações a tendência mortal vai continuar a subir em espiral.
Os crimes de honra são comuns em alguns árabes e  sul-asiáticos  sociedades, como o contato não supervisionado entre uma mulher solteira e um homem pode levar ao estigma social sobre a família.
'Atmosfera de simpatia "
Naser al-Rayyes, consultor jurídico da organização palestina de direitos humanos Al Haq,  estima-se que 90 por cento dos crimes de honra são de fato realizadas para outros fins que "desonra" a família, com os assaltantes conscientes de que os tribunais são mais tolerantes quando razões sexual má conduta é citado como um motivo.
Com a divisão política, você não tem ninguém na Faixa de Gaza com o objetivo de criminalizar estas infracções.
- Hiba Zayyan, ONU Mulheres
"É para criar uma atmosfera de simpatia para com o assassino e sua família para mitigar a sentença," Rayyes disse à Al Jazeera.
Al Haq tem pressionado para o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para ratificar um novo código penal que elimina "a honra da família", como circunstância atenuante, e em vez disso exige penas mais pesadas em casos em que se alega como motivo.  maioria dos condenados só gastar alguns anos na cadeia.
O projecto de lei foi apresentado ao Abbas em 2011, mas ainda não foi aprovada.
Reagindo aos recentes assassinatos de mulheres, membro do Comitê Executivo da OLP Hanan Ashrawi chamado  sobre o judiciário, as forças de segurança e organizações de base "erradicar esse fenômeno, de acordo com os princípios da democracia".
Mas mesmo que Abbas assina a nova lei, não vai ajudar as mulheres na Faixa de Gaza. Hamas chegou ao poder em Gaza em 2007, enquanto o Fatah continua no comando da Cisjordânia.
Como resultado, os dois territórios palestinos têm diferentes sistemas jurídicos, que, de acordo com Atta, cria um ambiente em que é impossível implementar uma lei clara.  "Temos que unir nossas vozes em relação tanto o Hamas eo Fatah para acabar com a separação e colocar um legislação em vigor e tomar medidas contra os criminosos ", disse ela. 
Hiba Zayyan, da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género eo Empoderamento das Mulheres, disse que a falta de clareza jurídica é uma das principais razões para o aumento da matança de mulheres. 
"Com a divisão política, você não tem ninguém na Faixa de Gaza com o objetivo de criminalizar esses crimes ou até mesmo enviar uma mensagem ética, moral -. Mesmo se não for posta em prática há um silêncio completo a partir de [Hamas] governo instituições ", Zayyan disse à Al Jazeera. "Ele é muito ligado à lei e à ordem -. Como as pessoas percebem a força dos encarregados e como eles se sentem sobre ser punido ou fugindo com um crime"
Pressão econômica
Zayyan também observou que Gaza está sofrendo de elevadas taxas de desemprego e da pobreza causada pelo cerco israelense em curso e destruição do Egito no último verão de túneis  que correm para a faixa palestina. Falta de necessidades, tais como combustíveis, energia elétrica, água, alimentos e não menos importante, o dinheiro é obrigado a causar atrito em casas de Gaza, disse ela.
 
pesquisa pelo palestino Bureau Central de Estatísticas de 2011 mostrou que 35 por cento das mulheres casadas em Gaza tinham sido expostos à violência física pelo seu marido no ano passado, e que 40 por cento das mulheres solteiras tinham sido abusados ​​fisicamente por um membro da família. 
Em um pequeno jardim, longe das barulhentas ruas da cidade de Gaza, Al Jazeera falou com uma mulher de meia-idade, "Umm Mohammed". Medo de como sua família reagiria a hora de contar sua história, ela pediu que um pseudônimo ser usado.
Umm Mohammed explicou como ela vivia com um marido abusivo por 20 anos. Quando ela tinha 17 anos, seu pai-de-lei tentou matá-la depois de um acidente de cozinhar a deixou com queimaduras graves. Ela deixou de viver com seus pais, mas voltou depois de quatro anos por causa da pressão de sua família. 
"Foram os piores anos da minha vida", disse Umm Mohammed, com lágrimas escorrendo pelo rosto.Embora seu marido batia nela, ela decidiu ficar para proteger seus três filhos. "Ele era horrível para mim. Quando eu ouvi ele chegar em casa, eu senti uma dor no meu corpo, mesmo antes que eu pudesse vê-lo. "
"Sociedade do homem '
Quando Umm Mohammed tinha 36 anos, seu marido divorciou-se dela após espancá-la mal. Ela foi forçada a deixar os filhos para trás, porque ela estava com medo e sem saber para onde se virar para ajudar, disse ela. 


Hoje ela trabalha com um centro de direitos das mulheres, onde ela ajuda a mulheres apanhadas em casamentos abusivos para tentar se divorciar. "É a sociedade de um homem", disse ela. "Eu digo a eles que você tem que ser mais forte do que qualquer coisa."
Após seu divórcio, Umm Mohammed foi morar com seu irmão e irmã-de-lei, que tentou impedi-la de continuar a sua educação ou a trabalhar, e proibiu-a de ir a lugar nenhum sozinha. Ela foi capaz de se mover livremente somente depois que ela foi morar com seu filho e filha-de-lei. 
Mulheres em Gaza são extremamente dependentes de seus familiares e maridos, Zayyan, da ONU, disse -, impedindo muitos de deixar um casamento abusivo ou ruim. 
"Eles enfrentam a possibilidade de perder seus filhos, seus bens e sua segurança econômica dentro da esfera doméstica. E depois há o estigma social. Uma mulher divorciada que começa a tornar-se censurado por sua família imediata."


Zayyan disse que espera para mais iniciativas do governo e da sociedade civil para apoiar as mulheres que procuram ajuda - antes que seja tarde demais

http://www.aljazeera.com/indepth/features/2014/03/upsurge-palestinian-honour-killings-gaza-201432372831899701.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário