segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Após luto Marina passa a frente de Aécio

Após luto, Marina leva vantagem sobre Aécio

Brasil, eleições, política

Marina Silva, que substituiu Eduardo Campos como candidato pelo PSB à presidência do Brasil, mudou drasticamente a corrida eleitoral. O fluxo tíbio do rio desemboca em uma cascata forte.

Segundo a última pesquisa da Datafolha, Marina destituiu o social-democrata Aécio Neves do segundo lugar na imitação de eleições. Agora ele tem 20%, e Marina, 21%. A trabalhista e presidente atual Dilma Rousseff segue na liderança com 36%, um pouco menos do que quando Campos competia.
Agora, o potencial segundo turno traz uma surpresa: Marina seria eleita presidente com 47% das intenções de voto. Dilma, no entanto, restaria com 43%.
A volta do clima eleitoral
Após meia-semana de choque, dor e silêncio político, vozes públicas começam a ser ouvidas de novo. Não podia ser de outra maneira. A morte de um dos três principais candidatos, mesmo o menos midiático deles, a dois meses das eleições, se torna inevitavelmente evento eleitoral. Dá certo tom à corrida. Agora, o tom adquirido é a nomeação (ainda não oficial) de Marina como substituta e sucessora de Campos, morto em acidente aéreo em Santos, no litoral paulista.
Existe certo receio de que a ecologista e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina, agora filiada ao PSB, pode recuar no ano que vem para construir definitivamente o partido Rede Sustentabilidade. O PSB faz parte da coligação que hospeda também a Rede, ainda sem registro. Ou seja, a Rede bem poderá trazer consigo o PSB, em gratidão ao abrigo temporário.
Porém, Marina também pode demorar mais tempo no PSB, participando da criação da Rede Sustentabilidade como um projeto do partido.
Na noite do domingo, o site da Rede Sustentabilidade permanecia escuro, com um apelo à “coragem” (ver foto). Coragem aos familiares do candidato falecido, claro. Mas também coragem ao próprio partido sem registro, que deverá se esforçar, agora, para se mostrar viável e necessário. As seis últimas matérias do site são de luto, e a manchete de 15 de agosto (sexta-feira) afirma que “momento é de silêncio respeitoso”, se referindo a uma reportagem da Folha de São Paulo com “especulações”.
Agora, aquele momento já terminou, mas a morte de Eduardo Campos resta manchete na mídia e tema principal do discurso político. O assunto pode ser escudo e arma do período de agosto da campanha de todos os três candidatos.
Mistério das caixas-pretas
A investigação do acidente aéreo em Santos, SP, que matou Eduardo Campos e outras seis pessoas que o acompanhavam para um ato no litoral paulista, pode demorar até um ano, dizem peritos da Federação Americana de Aviação e da empresa Cessna, que fabricou o avião que se acidentou. Os peritos, citados pelo Estado de S.Paulo, não entraram em pormenores.
Já representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), contatados pela Voz da Rússia, não comentam quanto pode levar a investigação. Investigação é coisa séria e “achismos” não estão muito bem-vindos, afirmou o major aviador Diogo Piassi Dalvi.
Na sexta-feira passada o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) analisou as caixas-pretas do avião acidentado. Segundo a nota oficial da FAB, “as duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto”. Nem é possível determinar a data dos diálogos resgatados, que a nota não cita. A FAB confirma esta informação.
As causas da ausência de gravações correspondentes ao último voo do Cessna do presidenciável estão sendo apuradas. Segundo as estimativas, pode se tratar de uma falha técnica que não permitiu a caixa-preta gravar. Esta versão, entre outras, está sendo examinada agora pela equipe internacional, integrada também por representantes da Cessna (produtora do avião), da Pratt & Whitney (produtora do motor do avião) e outras organizações. Sua participação é prevista pela Convenção de Chicago.

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_18/Ap-s-luto-Marina-leva-vantagem-sobre-A-cio-8073/

Nenhum comentário:

Postar um comentário