Gripe suína volta aos porcos e sofre nova mutação
Nova variedade do vírus é encontrada em abatedouro em Hong Kong
por Redação GalileuImagem: H1N1/2009/Centers for Disease Control and Prevention.
Uma nova variedade do vírus H1N1, encontrada em um abatedouro de Hong Kong, mostra que a gripe voltou para os porcos, onde está evoluindo para novas e imprevisíveis formas. Segundo cientistas ouvidos pela revista Wired, ainda não há indícios de que essa nova variedade possa ter a mesma periculosidade da anterior, mas é preciso continuar em vigilância.
“Uma sábia estratégia é esperar o melhor, enquanto nos preparamos para o piorâ€, disse à revista Malik Peiris, pesquisador da Universidade de Hong Kong - um dos responsáveis pela identificação e contenção do vírus da gripe aviária em 2003.O vírus da gripe suína já matou 19.000 pessoas no mundo. Apesar de alto, o valor é muito menor do que as previsões que se faziam a seu respeito. De toda forma, especialistas já o apontam como o maior vilão global da gripe, e alertam: ele vai continuar a evoluir.
“Todo mundo fala sobre vírus que vêm de animais para humanos, mas esse processo é uma via de mão dupla. Nós também os introduzimos aos animais, em cujos corpos eles se recombinam e se tornam patológicosâ€, diz Ian Lipkin, epidemiologista da Universidade de Columbia.
A nova variedade do vírus veio de porcos do sudeste chinês, e tem genes da gripe suína e dos dois vírus que se misturaram para dar origem a ela. Em investigações em laboratório, o vírus se provou contagioso, mas só suavemente virulento, As especificações sobre essa nova linha do vírus serão publicadas nesta sexta-feira (18 de junho) na revista Science.
Nenhum comentário:
Postar um comentário