domingo, 20 de junho de 2010

OS MISTERIOS DO VAZAMENTO NO GOLFO

Enviada por Mestre EDU

Vazamento de petróleo no Golfo do México


Há um vulcão na região do vazamento? Seria esta a informação da "fratura" a que tive acesso? Petróleo... branco? Veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kZoOJga5wbc&feature=player_embedded

Esta é uma imagem de um vulcão submarino:




Para um simples vazamento... de onde vêm as chamas?

Benzina... o que é? É um líquido obtido na destilação fracionada do petróleo entre 35-90°C, constituído por hidrocarbonetos, geralmente alifáticos, de baixo peso molecular (pentano, heptano). A fração de alto ponto de ebulição denomina-se ligroína. A benzina emprega-se como solvente e como extractante. Possui um carácter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido, alcançando os alvéolos pulmonares, a morte torna-se um fato.

A sua exposição tolerável é de 5 a 10 partes por Bilhão. As últimas medições indicam 3400 partes por Bilhão!!

O que afinal aconteceu naquele fatídico dia? Estas perfurações são normais em todo o mundo mas não quando se faz este tipo de atividade num local propenso a um mau desfecho...

Vários geólogos avisaram a BP que esta região não era aconselhada para extração de petróleo. A BP quis imitar os procedimentos russos, fazendo profundas perfurações. Mas os russos fazem isso a partir de terra firme, com o equipamento e medições adequadas. A BP quis fazer o mesmo. Perfuraram muito para além do normal e foram surpreendidos por uma pressão para a qual não há tecnologia que a consiga conter. Já tentaram várias soluções mas sem sucesso. O próprio tubo submerso (que fica abaixo do solo) foi perfurado devido à extrema pressão.

As perfurações têm normalmente uma pressão de 1500 psi. Neste caso, o valor mínimo estimado é de 20000.

Este vazamento foi inevitável e com ele vem o chamado "Abiotic Oil", encontrado em cavidades profundíssimas. A única hipótese em cima da mesa é a de utilizar a opção nuclear para tentar resolver o problema embora não saibam se terão sucesso. As últimas informações apontam para uma bolha de gás na região.

Fontes em inglês: Lindsey Williams e Richard C. Hoagland

Nenhum comentário:

Postar um comentário