quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Líbia se tornou um país fora da lei com parlamento ilegal

Regras do tribunal líbio parlamento eleito ilegais

Dissolução do Supremo Tribunal de legislatura apoiado pela ONU com base em Tobruk define palco para mais caos no país dividido.

Última atualização: 06 de novembro de 2014 20:24
Email artigo
 
Imprimir artigo
 
Compartilhar artigo
 
Enviar comentários






fonte




http://www.aljazeera.com/news/middleeast/2014/11/libyan-court-suspends-un-backed-parliament-201411691057750925.html











Supremo Tribunal da Líbia anunciou a dissolução do parlamento eleito apoiado pela ONU, que se refugiou na cidade oriental de Tobruk, enquanto outro parlamento disputando legitimidade está estacionado na capital Trípoli.
A decisão, anunciada na quinta-feira, veio à luz de um pedido de um membro do parlamento Trípoli para se pronunciar sobre a constitucionalidade da 25 de junho votação que levou à criação do governo do primeiro-ministro Abdullah al-Thinni no país norte Africano.
"O Circuito Constitucional no Supremo Tribunal de Justiça decidiu nesta quinta-feira a aceitar o recurso relativo à ilegalidade" de desenvolvimentos que levaram às eleições, à agência de notícias LANA relatado.
Analista: A luta de procuração a ser travada na Líbia
Al Jazeera Mahmoud Abdul-Wahed, relatando de Trípoli, disse que a decisão do tribunal torna o governo de al-Thinni "inconstitucional".
Ele também relatou que os apoiantes do Legislativo baseado em Tripoli se reuniram em Trípoli para celebrar a decisão do tribunal.
A ONU disse que "de perto" estudar a decisão, e consultará as partes interessadas "líbios em todo o espectro político, e com os parceiros internacionais".
Ele também disse que continua "comprometido em trabalhar com todas as partes para ajudar a Líbia a superar a atual crise política e de segurança".
A decisão da Suprema Corte, que pode ter definido o palco para mais caos político no país dividido, também lança uma sombra sobre o futuro do governo de al-Thinni atualmente lutando contra grupos armados que se destina a restaurar a lei ea ordem.
Isolated governo
Em declarações à Al Jazeera a partir de Londres, Jason Palk, especialista em Líbia, disse que, apesar do impasse político, a decisão judicial poderia ainda abrir caminho para mediadores internacionais para intensificar as negociações com os governos rivais.
Al-Thinni e seu governo, isolado na cidade oriental longe de Tobruk, perto da fronteira egípcia, tem pouco controle sobre três principais cidades da Líbia.

O legislador baseou-Tobruk convocou uma reunião de emergência para rever a decisão do tribunal.
"Os legisladores não vai reconhecer uma sentença decidiu under the gun", Issam al-Jehani, um parlamentar com base em Tobruk, escreveu no Facebook.
Rebeldes armados rivais formaram dois blocos livremente filiadas: uma apoiando o governo em Tobruk e visto como mais moderado, o outro apoiando os líderes em Trípoli e visto como mais religiosa e conservadora.
Recente violência entre os lados rivais ceifaram centenas de vidas nas últimas semanas.
Líbia tem sido dominado pela agitação desde 2011 revolta que derrubou governador de longa data Muammar Gaddafi, como as autoridades centrais fracos têm lutado para conter os grupos armados regionais, ideológicos e outros que controlam grande parte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário