Um ministro do estado indiano do partido do Primeiro-Ministro Narendra Modi tem sido criticado por dizer que os agricultores que cometem suicídio são "covardes".
Om Prakash Dhankar, o ministro da Agricultura do estado de Haryana, disse nesta terça-feira que: "De acordo com a lei indiana, o suicídio é um crime Uma pessoa que comete suicídio foge de suas responsabilidades.".
"Essas pessoas são covardes e que o governo não pode ficar por esses covardes, esses criminosos", disse Dhankar, de acordo com a NDTV .
Os comentários vieram na esteira de um grande número de suicídios cometidos pelos agricultores nos últimos meses.
Ele também segue a morte de alto perfil de Gajendra Singh, do estado ocidental de Rajasthan, que supostamente deixou uma nota de suicídio dizendo que ele tinha sofrido recentemente perdas de safra, antes de se enforcar em uma árvore em um local protestos populares perto do Parlamento da Índia na semana passada.
Gandhi repreensão
No parlamento na quarta-feira, o líder da oposição Partido do Congresso Rahul Gandhi crticised o governo sobre as observações de Dhankar, exortando Modi para visitar fazendas e familiarizar-se com as condições de lá.
"Os agricultores estão chorando, estão em perigo, mas Dhankar diz que aqueles que cometem suicídio são covardes", disse Gandhi.
"Seria bom se o primeiro-ministro vai para Punjab, reúne agricultores e vai para os mercados grossistas. "Ele vai ficar a conhecer por si mesmo o que está acontecendo."
Após o discurso de Gandhi, Dhankar disse aos repórteres que estavam com seu comentário de que cometer o suicídio é um crime sob a lei indiana, e acrescentou que seu governo tinha dado toda a assistência aos agricultores, a agência de notícias Reuters.
Ajay Vir Jakhar, o presidente da Bharat Krishak Samaj, uma associação sem fins política de produtores agrícolas, disse à Al Jazeera que ele "sentiu horrível" quando ouviu pela primeira vez a notícia de observações de Dhankar.
http://www.aljazeera.com/news/2015/04/indian-minister-farmers-committing-suicide-cowards-150429120351162.html