sábado, 7 de julho de 2018

A oração de Efraim


Efraim era filho de José junto com Manassés seu irmão. Os dois nasceram no Egito, eram filhos do exílio. Com o tempo Efraim deixou muitos descendentes que se tornou uma tribo poderosa e chefiou o reino do norte com capital em Samaria, quando Israel se dividiu após a morte de Salomão.






              A destruição de Samaria há 2.700 anos levou Efraim e as demais tribos para o exílio.  Uma raiz importante desta tribo foi encontrada no Afeganistão, Caxemira, Paquistão e Índia e eles vão voltar na hora certa.


             Este capítulo mostra a oração de Efraim no exílio e também se estende as demais tribos das quais  Efraim é a tribo cabeça. 







As gotas de crepúsculo transtornam minha alma
me torna vazio...



me fazem sucumbir nesta solidão


estou só e morro...





Já tive mil mulheres ( alegoria de religiões do exílio )
mas nenhuma me tirou desta solidão
deste vazio tétrico




minha solidão é diferente
é algo bravio
algo que renasce no longo inverno



volta sempre e me deixa calado

desejo então a morte


anseio que o teto do céu desabe sobre mim



corro, grito, mas o silêncio persiste...




corro, mas não posso fugir deste vazio
grito, mas o silêncio persiste
me incomoda





Salto e acabo caindo sempre
no mesmo buraco
neste vazio sem fim que me corrompe a alma...




luto, mas não consigo vencer a mim mesmo
mesmo que vença milhares de inimigos
em mim só persiste o vazio e a derrota



meu canto é angustiante e frio





ouço vozes me chamar
são gritos de espanto
sinfonias vorazes da solidão





estou morrendo
o sangue já não corre em mim
só este frio que me embriaga de tédio




do que adianta lutar
se o crepúsculo sempre volta
para matar minha alma?



rejeitaste Israel teu povo
agora estamos só
e o vazio nos devora...



estamos dispersos por todas as terras
em todos os lugares nosso vazio
corrompe os caminhos
as alamedas frias
e as casas que se tornaram nossas sepulturas...





o delírio do inferno nos sucumbe
vento frio esmaga nossa alma




já não tenho mais luz
sou como um peixe fora da água
sem minha cidade Jerusalém
sem minha terra Israel




o mundo para mim é um vasto cemitério....







estou jogado nesta escuridão
as vezes a noite ainda oro
mas a solidão devora
cada uma de minhas palavras






quando minhas pálpebras se cerram
e adormeço
então me lembro dos tempos antigos
de luz
na terra de Israel
mas quando acordo o vazio me
esmaga



sou apenas um cadáver
sobre a tumba escura do exílio










vem agora e sopra em nossa narinas
nos faz sair da escuridão destas terras estranhas
onde cumprimos nosso castigo
por deixarmos tua Torah




mais do que o retorno para Israel
queremos o retorno de tua luz em nossa alma
pois nossa solidão é mais profunda que o abismo





esperamos por ti
mais do que a terra sedenta espera pela chuva
o silêncio de 2.700 anos pode ser rompido
pelo fio luminoso da tua voz
fala conosco de novo
pois nossa dor nos enlouquece
sobre o frio intenso do exílio...



conheça mais sobre as tribos perdidas de Israel e o retorno delas a terra santa:

O SEGREDO DAS TRIBOS PERDIDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário