sexta-feira, 17 de agosto de 2012

matéria escura no sol


Matéria escura está "aclarando"

16.08.2012, 16:00
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
ciência, Espaço, Sol, Astros, Universo
© Voz da Rússia

Um grupo de cientistas de Zurique anunciou recentemente que o Sol, do qual depende toda a vida na Terra, está rodeado por misteriosa matéria escura. O mistério desta substância excita as mentes dos profissionais durante décadas. Para muitos, esta frase é simplesmente assustadora por estar associada a forças obscuras.

Deveríamos ter medo? A esta pergunta responde o astrônomo russo Nikolai Chugai, entrevistado pela Voz da Rússia.
Três componentes formam o nosso Universo – a matéria comum, a matéria escura e a energia escura. E nós só conseguimos ver a matéria comum que compõe todas as coisas e nós mesmos. A sua parte é muito pequena – apenas 4-5% da massa do universo. Os restantes 95%, como se diz, não podem ser tocados. A particularidade da matéria escura consiste em que ela não emite radiação electromagnética e não interage com ela. Para os equipamentos existentes a matéria escura é invisível.
No entanto, medindo a velocidade de rotação de galáxias, os astrônomos viram que ela não diminui à medida que elas se movem do centro para a periferia, como seria se houvesse apenas matéria comum, luminosa, explica o especialista do Instituto de Astronomia da Academia de Ciências russa, professor Nikolai Chugai.
“Este tipo de comportamento da velocidade de rotação de galáxias foi ligado ao fato de que existe uma substância invisível que não permite que a velocidade diminua, seja, a força de gravidade não diminui. Assim, em galáxias externas foi descoberta uma componente que foi chamada de matéria escura. Ela é o que causa a gravidade, mas o que não vemos”.
Atualmente, segundo o especialista, estão sendo investidas grandes somas em programas de busca de partículas responsáveis pela matéria escura. Sugerem que é um tipo da partícula elementar neutrino, mas que interage ainda mais fracamente com outra matéria.
Quanto à massa da matéria escura, a sua avaliação quantitativa na vizinhança do Sol é dada desde os anos 80 do século passado, por isso, o trabalho dos cientistas suíços não pode ser chamado de inovador, nota Nikolai Chugai:
“A fracção de matéria escura foi estimada entre os 50% e os 5% de toda a matéria, ou seja, dentro de limites bastante amplos. O que fazem esses autores? Eles afirmam que melhoraram significativamente a precisão da medição do conteúdo relativo de matéria escura e estrelas em toda a matéria. Eles argumentam que 20% são matéria escura – algures entre os limites anunciados anteriormente”.
No entanto, qualquer novo conhecimento sobre a misteriosa matéria escura aproxima a humanidade à compreensão dos mistérios do Universo. É um grande segmento do espaço sobre o qual pouco sabemos. Sem a matéria escura o universo não poderia existir na sua forma atual, e simplesmente se desintegraria, diz Nikolai Chugai.
“A capacidade de agregação da matéria em aglomerados, de auto-gravidade, é em grande parte devida à influência da matéria escura Porque ela possui propriedades da gravidade e é muita”.
Esta matriz mundial não apresenta nenhuma ameaça para os terráqueos. Segundo cientistas, a matéria escura não interage com qualquer outra substância e, portanto, as não existem consequências negativas de sua existência – ela é absolutamente inofensiva.

fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário